domingo, 2 de março de 2014

Vencedores do Independent Spirit Awards 2014



O Independent Spirit Awards, considerado o Oscar do cinema independente, consagrou “12 Anos de Escravidão” em sua cerimônia de premiação, realizada na tarde de sábado (1/3) em Santa Mônica, na Califórnia.
O melodrama de escravidão dirigido pelo cineasta inglês Steve McQueen levou cinco troféus, incluindo Melhor Filme, Diretor e Atriz Coadjuvante (Lupita Nyong’o). A vitória foi facilitada pela ausência de seus principais concorrentes da temporada, como “Gravidade”, “Ela” e “Trapaça”, que não foram consideradas elegíveis (isto é, independentes) pelas regras da premiação.
2014+Film+Independent+Spirit+Awards+Show+jmYk15EmP Al 12 Anos de Escravidão vence Oscar indie
Lupita Nyong’o













A ironia é que “12 Anos de Escravidão” tem distribuição da 20th Century Fox e vários outros premiados no evento são representados pela Sony Pictures.
Além de Steve McQueen e da aniversariante do dia, Lupita Nyong’o, outros grandes favoritos ao Oscar começaram a ensaiar seus agradecimentos na festa indie, como o Melhor Ator Matthew McConaughey e seu Coadjuvante Jared Leto, ambos por “Clube de Compras Dallas” (que é de fato indie), além de Cate Blanchett, Melhor Atriz por “Blue Jasmine” (da Sony). Há, inclusive, quem aposte que esta prévia, especialmente nas categorias de atuação, seja confirmada no Oscar, marcando um recorde de “coincidência” entre os dois prêmios.
04229bc6509af1741 12 Anos de Escravidão vence Oscar indie
  
McConaughey ainda levou um segundo troféu por sua participação em “Amor Bandido”, vencedor do prêmio Robert Altman para melhor combinação de elenco e diretor. Outros prêmios ainda foram dados ao roteiro de “Nebraska” (também da Sony) e até para o documentário mais popular do ano, “A um Passo do Estrelato”, sucesso de bilheterias da Weinsten Company.
Enquanto isso, os longas que representam aquele cinema que antigamente era chamado de independente, sem grandes astros, campanha publicitária chamativa ou distribuição em mais de 1 mil cinemas, contentaram-se com prêmios de nicho e em fazer figuração na festa.
2014+Film+Independent+Spirit+Awards+Show+owrhHVMp6W0l 12 Anos de Escravidão vence Oscar indie
Jared Leto













O excelente “Fruitvale Station”, de Ryan Coogler, mais relevante sobre a questão racial que o melodrama da Fox, venceu como Melhor Primeiro Filme. O surpreendente “Short Term 12″, de Destin Cretton, ficou com um prêmio de Edição. E “This Is Martin Bonner”, de Chad Hartigan, conquistou o troféu John Cassavetes, para produções filmadas com menos de US$ 500 mil.
Ao menos, estes três não figuraram como “Frances Ha”, “The Spectacular Now”, “All Is Lost”, “Crystal Fairy”, “Upstream Color”, “Go For Sisters”, “Computer Chess”, “Blue Caprice”, “À Procura do Amor”, “A Voz de uma Geração”, “Inside Llewyn Davis” e “Depois da Meia-Noite”, que saíram sem nada.
3d4c0608965c967e 600x395 12 Anos de Escravidão vence Oscar indie
Cate Blanchett













De fato, uma rápida olhada nos filmes vencedores sugere falsamente que apenas indicados ao Oscar (indies de butique) podiam receber votos. Consequência da vantagem descabida – para um evento indie – do poder econômico das multinacionais, que investem em campanhas e enviam DVDs para os votantes “lembrarem” de seus candidatos.
Cadê o espírito do cinema independente americano? Em algum lugar longe da praia de Santa Mônica, nos festivais de Sundance, SXSW e Tribeca.
d2c495902f9924331 12 Anos de Escravidão vence Oscar indie
















Ryan Coogler à frente do elenco de Fruitvale Station

    .
    Melhor Filme
    “12 Anos de Escravidão”
    Melhor Direção
    Steve McQueen (“12 Anos de Escravidão”)
    Melhor Ator
    Matthew McConaughey (“Clube de Compras Dallas”)
    Melhor Atriz
    Cate Blanchett (“Blue Jasmine”)
    Melhor Ator Coadjuvante
    Jared Leto (“Clube de Compras Dallas”)
    Melhor Atriz Coadjuvante
    Lupita Nyong’o (“12 Anos de Escravidão”)
    Melhor Roteiro
    John Ridley (“12 Anos de Escravidão”)
    .
    Melhor Primeiro Filme
    “Fruitvale Station – A Última Parada”
    Melhor Primeiro Roteiro 
    Bob Nelson (“Nebraska”)
    Melhor Fotografia
    Sean Bobbitt (“12 Anos de Escravidão”)
    Melhor Edição
    Nat Sanders (“Short Term 12″)
    Melhor Filme Estrangeiro
    “Azul É a Cor Mais Quente”
    Melhor Documentário
    “A Um Passo do Estrelato”
    Prêmio John Cassavetes 
    “This Is Martin Bonner”
    Prêmio Robert Altman
    “Amor Bandido”

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...