quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

O grande Herói (Lone Survivor)- Critica,curiosidades e trailer




Nota: 9,0

  O  grande Herói (Lone Survivor) retrata a luta implacável vivida pelos quatro SEALs escalados  para a operação militar Operação Red Wings em 28 de junho de 2005 ,para matar um chefe do Talibã num ambiente hostil de altíssima  periculosidade .Dramatização de uma verdadeira  missão que  falhou  e que deixou a equipe de quatro homens atrás da linha inimiga no Afeganistão. Ele é baseado em livro de 2007 de não-ficção de Marcus Luttrell
O  diretor faz um excelente  trabalho de não usar excessivamente efeitos especiais , a ação parece  tão mais realista apenas com efeitos de maquiagem e ângulos de câmera que dispensa os atuais CGI .
O trabalho sonoro foi reconhecido ,e esta concorrendo a 2 Oscars , de Mixagem de som e edição de efeitos sonoros
 Mesmo reforçando o jargão militar americano , o patriotismo ,o orgulho de ser um SEAL o filme também se destaca pela espessa atmosfera de irmandade.Alem de Mark Wahlberg com o tenente Luttrell o filme conta  com um elenco de apoio que inclui Taylor Kitsch, Emile Hirsch, Ben Foster, e Eric Bana
O filme consegue transmitir o sacrifício honesto  para o público .Muito difícil não se comover com a historia que nos impressiona por ser baseada em fatos verídicos ,fica difícil encarar toda a monstruosidade dessa guerra tão atual.



 Nos é passado  todos os medos,ansiedades e dilemas morais ,sem ser apelativo, também acompanhamos o  processo cansativo e desgastante vivido em apenas alguns dias da missão , a sensação de extrema emergência é  envolvente  e nos deixas presos a tela ,comendo as unhas! . A forma como o tiroteio é retratado , pelo visual e pelo áudio , é impecavelmente orgânica. Baforadas de balas próximas soarm  extremamente perto
 O grande herói ,  na sua essência, consegue retratar um ato de coragem . É patriótico sem ser enfadonho , em vez disso , ele oferece  um filme de ação verdadeiro com pura tensão.
Palavras de uma mulher ,que não curte filmes de ação , cheios de tiros exagerados e desnecessários.


Ah ,em tempo ,após o final ,nos é mostrado os verdadeiros heróis ,suas famílias,esposas,assim tudo fica ainda mais interessante e comovente.








Curiosidades sobre o filme





Foi  um filme relativamente barato ,realizado pelo escritor / diretor Peter Berg que trabalhou intensamente ao longo de cinco anos.  Rodado em  42 dias  com um orçamento de US $ 40 milhões.

Estrelas Taylor Kitsch e Mark Wahlberg trabalharam  com valor simbolico, assim como Berg,  apenas recebeu o salario base estipulado pelo Directors Guild ,salário mínimo de U$ 17.000 por semana.


Embora não seja mencionado no filme  o tenente Luttrell foi pessoalmente condecorado com a Cruz da Marinha pelo (então) presidente George W. Bush. O tenente Michael Murphy e os outros foram condecorados com a Medalha de Honra a título póstumo.

Na vida real a luta de fogo contra fogo  durou muito mais tempo do que no filme , todo o calvário  passaram se em cinco dias, em comparação com os três retratado no filme.


Houve uma longa lista de investidores(solidarios a historia) dispostos a ajudar com pelo menos um milhão de dólares para fazer o filme  , cada um foi recompensado com o crédito de "produtor".

Antes do início das filmagens, o diretor Peter Berg visitou as famílias dos mortos. O pai de Danny Dietz, interpretado por Emile Hirsch, leu um relatório de autópsia que detalha as 11 balas que atingiram o filho   "Ele estava lendo isso e chorando", diz Berg ", e então ele disse: 'Isso é que restou do meu filho. Isso é o quanto ele lutou. Certifique-se de você vai repassar isso esse direito.

Marcus Luttrell (O filme é baseado em sua história) aparece no filme desempenha um papel pequeno. Mais ou menos na marca do filme 0:30 ele é o selo que derrama o café e diz ao novato para limpá-lo. Marcus é creditado como "Navy Seal (sem créditos). Seu caráter é 'Frank' ou 'Frankie'. Ele aparece novamente no helicóptero que foi enviado para resgatar a equipe

Apesar do que o filme mostra, com Marcus andando por aí com uma perna mole, na vida real Luttrell estava paralisado do peito para baixo durante e em batalha rastejou pelo chão, desenhando uma linha em cima dele com uma faca, em seguida, rastejando através dessa linha e desenhando outra, por mais de nove horas.

Marcus Luttrell, disse em uma entrevista que ele nunca matou ninguém com uma faca como foi retratado no filme, durante uma luta.





   Trailer do filme 




Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...