quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Critica ‘’ A menina que roubava livros ‘’ fotos , curiosidades e trailer





Nota:9,0

O filme baseado no  romance best-seller do autor australiano Markus Zusak, não vai   decepcionar os fãs, pois difere do livro em apenas pequenos detalhes .
 Conta a historia de uma menina sofrida, pré-adolescente que é adotada por uma família alemã que vivem em uma pequena aldeia em 1938 .A historia é narrada por uma voz misteriosa (a morte)que divaga sobre sua atividade e se surpreende com certos humanos, o que logo nos remete a visão de vida da pequena Liesel ,que começa a ver nascer a 2º guerra diante de seus olhos.
Os comícios nazistas, programas anti-semitas , os grupos da Juventude Hitlerista , o serviço militar obrigatório , queima de livros , de bombardeio diurno , filmes de propaganda e cartazes, e toda a gama de eventos são vistos a partir de sua perspectiva , o que é muito interessante e até diferente do que estamos acostumados,pois a maioria dos filmes nos mostra a realidade sob o angulo dos Judeus e não dos alemães.




Este não é o primeiro filme a adotar essa perspectiva. " O Diário de Anne Frank " é o exemplo clássico , e mais recentemente , "No Place on Earth" (2013) e o " O Menino do Pijama Listrado " (2008) .
"A Menina que Roubava Livros " tem uma fotografia maravilhosa por Florian Ballhaus , uma excelente trilha sonora  John Williams ( "A Lista de Schindler ", " ET ", " Star Wars" ) ,e o melhor de tudo, a atuação maravilhosa de Sophie Nelisse como a jovem alemã, Geoffrey Rush e Emily Watson como seus pais adotivos , e Ben Schnetzer como o rapaz judeu  que eles  escondem no porão . Muitas das cenas de Nelisse e Geoffrey Rush são lindas e tocantes,apesar da dureza dos acontecimentos ,tem muita simplicidade e ternura nos seus olhares e dialogos. Em algumas partes do filme somos lembrados que os atos de bondade pode acontecer em qualquer lugar e são alheios a nossa vontade.
Se o filme tem alguma falha  para mim ,foi a decisão dos cineastas de  tentar caminhar  em uma linha  tênue entre drama e fábula.Tendo a  "Morte ", como o narrador desde o início parece sugerir fábula, mas a história em si vira bruscamente para o drama para a maioria dos 2 horas , e em seguida , visivelmente , no final , é revertida para fábula de novo , o que acaba deixando tudo um pouco inconsitente, pois quem espera um filme de guerra, ou um super drama pode achar ele um pouco amenizado e quem procura algo magico pode achar  meio forte... Mas se assemelha a proposta de  ‘’O Labirinto do Fauno’’ que tambem mistura fabula a realidade da guerra sobre os olhos de uma menina se voce gostou desse ja sabe o que esperar.
 Eu gostei bastante,e recomendo sem problemas para quem curte um bom drama ,sem muita crueldade, em tempo apesar disso: um lencinho pode ser util!




Curiosidades sobre o filme:

·        O livro que Max traz consigo e depois é apagado para ser utilizado para as memorias de Liesel  é " Mein Kampf  ,escrito por Hitler

·        A voz do narrador ‘’a morte’’ é do ator ingles  Roger Allam , um ator desconhecido mas que lembra muito o tom de Michael Caine

·        O diretor Brian Percival é conhecido pelo trabalho na premiada série Downton Abbey.


·        A Fox 2000 comprou os direitos de adaptação em 2006, mas só começou a dar seguimento ao projeto em 2013.

·        A atriz Sophie Nélisse que interpreta Liesel Meminger tem 13 anos e é franco-canadense e não alemã como parece ser


·        O livro ficou 280 semanas na lista de mais vendidos do New York Times.




Trailer do Filme 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...