sábado, 23 de março de 2013

Ubatuba - Cenário de vários filmes e minisseries






Desde o início de março, as tradicionais pranchas de surfe, cangas e guarda-sóis de Ubatuba, uma das regiões mais belas do litoral norte paulista, dividem espaço com quimonos, tatames e câmeras de cinema. É lá que está sendo rodado "Aprendiz de Samurai", novo longa-metragem da produtora O2, de Fernando Meirelles, que contará a história de Max Trombini, conhecido lutador de judô local, vivido por Caio Castro.
Palco para diversas produções nacionais e internacionais - "Turistas", o terror trash detonado pela crítica, foi rodado lá; um dos últimos episódios da série "Lost", dizem, também teria servido de cenário  -,  esta é a primeira vez em que um nativo de Ubatuba ganha holofotes. Inspirado em livro homônimo escrito pelo próprio Tombini, "Aprendiz de Samurai" marca também a estreia de Stéfano Capuzzi, na direção.




"Conheci o Max Trombini em uma tarde, apresentei a proposta de transformar o livro em filme e na manhã seguinte já estávamos rodando um documentário", conta Capuzzi. "Durante praticamente um mês ficamos totalmente imersos no universo do livro, conheci todos os locais e a maioria dos personagens dessa biografia".
Com estreia prevista para julho, o longa tem ainda no elenco Sabrina Sato, que viverá o par romântico de Castro, Suzana Pires, Domingos Montagner, Tato Gabus Mendes, Ken Kaneko, Moacyr Franco, Tuna Dwek, Paula Pretta e Felipe Falanga.
Um caiçara no Projac
Cenário, entre outros, dos longas "Tainá 2" e "Hans Staden" e das minisséries "A Muralha", "Casa das Sete Mulheres" e "Caramuru - A Invenção do Brasil", Ubatuba é procurada pelas produtoras de audiovisual por possuir áreas de mata atlântica de fácil acesso e mão-de-obra (quase) especializada em cinema: os figurantes.
Dono de um restaurante simples às margens da BR 101, pequena estrada de terra que dá acesso à praia de Ubatumirim, Gilson Ferreira é um exemplo de figurante de sucesso. Após inúmeras pontas em produções locais, foi levado para trabalhar no famoso complexo de estúdios da Rede Globo no Rio, o Projac. O porte atlético garantiu a participação nas cenas de ação. "Se precisasse bater ou apanhar sempre me chamavam", diz.



Detonado até pela crítica dos EUA, "Turistas" ficou conhecido por sua abordagem infeliz do Brasil. Com roteiro fraco, exagera nos estereótipos e passa uma imagem extremamente negativa do país. A trama fala de um grupo de jovens estrangeiros em férias, que após acidente no litoral, tornam-se reféns de uma gangue de traficantes de órgãos. "Naquele "Turistas" falam que os "gringos" viajavam pra Pernambuco, não é? Mas o ônibus foi jogado daquele morro, veio parar aqui pertinho de casa", lembra o garçom Chacrinha, em referência ao terror de 2006 que teve cenas rodadas em Ubatuba. A gravação do acidente do veículo fez sucesso, garante José, outro morador local. "Todo mundo queria assistir". A queda espetacular aconteceu na estrada que liga a BR 101 à praia de Almada.


Fonte: Uol Cinema

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...