terça-feira, 19 de março de 2013

Crítica - Oz Magico e Poderoso (2013)

 


Nota: 9,0

Fui assistir ao Oz com alguma expectativa em torno do visual e um pouco de   reserva em relação ao roteiro,mesmo sabendo que não se tratava de um remake.
Eu amo o filme original,foi marcante  na minha infancia ,então...
O filme não me decepcionou,ao contrario,realmente foi um espetaculo visual (por favor  devem assisti-lo em um bom cinema) e me surpreendeu na diversão.Apesar de ser da Walt Dysney e não da Warner ,tem muitas referencias ao classico original.  
 Eu não  sou totalmente fã de James Franco, para ser honesta,mas acho que o papel de magico arrogante e mulherengo caiu bem a ele.Ele lembra um pouco o personagem de Selton Melo em (‘Lisbela eo Prisioneiro)

          

Ele foi apropriadamente desprezível quando ele precisava ser, encantador em alguns momentos e de pateta quando necessário.  Os personagens secundários foram uma delícia, com algumas das melhores linhas cômicas provenientes de companheiros de viagem de Oz. E, claro, Rachel Weisz rouba o show com uma performance deliciosa, incorporando uma miscelania de  vilões clássicos da Rainha Má da Branca de Neve para a Star Wars 'Imperador Palpatine.’’Apesar de eu ter preferido Mila Kunnis ,a personagem dela me agradou muito mais.


Diggs Oscar (James Franco) é um mágico de um pequeno circo ,de moral e ética duvidosas,que por conta de suas trapaças é arremessado longe do Kansas empoeirado para vibrante Terra de Oz .No começo, ele acha que tirou a sorte grande, fama e fortuna e um trono são seus objetivos
Porém, quando ele encontra três bruxas, Theodora (Mila Kunis), Evanora (Rachel Weisz) e Glinda (Michelle Williams),vive situaçãoes dubias ,pois elas  não estão totalmente encantadas com ele mas não  convencidas de que ele é o grande mago que todo mundo estava esperando. Colocando suas artes ilusorias e aproveitando da ingenuidade e até um pouco de magia de OZ , Oscar se transforma não só no poderoso de Oz que todos esperam, mas em um homem melhor também. 



Visualmente, o filme é uma delícia. Sam Raimi transforma Oz em seu próprio país das maravilhas sem que nunca pareça previsível ou chato,tem linda imagens  de tirar o fôlego e o CGI é nítido e limpo.

Musica de Danny Elfman foi ... OK.  Não foi marcante...Eu gostei da musica da caixinha de musica.. e da assombrosa musica dos creditos inciais,que lembra a musica de’’ Edward Mãos de tesoura’’ 

É um filme familia,que crianças vão,e os adultos apreciarão e, uma forma divertida de passar uma noite, e você não vai se decepcionar, só não esperando algo profundo, complexo , cheio de metaforas e alta fantasia. Se você gostou de Alice de Burton, você vai adorar este filme e você provavelmente vai se divertir mais, se assim posso me.Não vai virar um classico ,mas é uma ótima opção de entretenimento.
Saí do cinema com um sorriso grande e  comentando com minha filha sobre detalhes da história,isso é sempre positivo.



                                Curiosidades sobre o filme

  • Robert Downey Jr. e Johnny Depp foram ambos cotados para o papel de Oz.

  • Olivia Wilde, Amy Adams, Blake Lively, Kate Beckinsale, Keira Knightley e Rebecca Hall foram consideradas para os papéis das bruxas.

  • No início do filme, Oz trabalha com a companhia de circo "Baum Brothers Circus". Esta é uma referência  de L. Frank Baum, o autor original da série Oz.
  •  Como a Warner Bros detém os direitos dos elementos icônicos do filme da MGM de 1939, incluindo os sapatos de rubi usado por Judy Garland, a Disney não pode  usá-los, nem em caráter de semelhanças neste filme em particular.Estava estendida até para o verde da pele da bruxa má, por que a Disney usou o seu departamento jurídico considerado um tom bastante diferente chamado’’ the ostein’’.  
A personagem de Michelle Williams, Annie vai se casar com um homem nome Gale. Dorothy no livros de Oz é chamada Dorothy Gale.
Primeiro filme de Sam Raimi, a ser classificado como PG em os EUA. Todos os seus filmes anteriores como diretor foram PG-13 ou R.

Logo no início, Oscar (Oz) faz menção ao seu paletó surrado. Há uma famosa história de como um casaco surrado foi comprado em uma loja de roupas usadas para o uso    de um assistente em 1939. Foi descoberto mais tarde (e confirmado) que o casaco foi feito originalmente  para  L. Frank Baum (o autor de O Mágico de Oz).

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...