terça-feira, 26 de março de 2013

Crítica e curiosidades -Detona Ralph - Wreck-It Ralph (2012)

                       
 
Nota: 9,5
 
 Dirigido por Rich Moore
Com John C. Reilly, Jack McBrayer, Jane Lynch
Em geral as  adaptações cinematográficas de video games  não são brilhantes exemplos de qualidade. Esta regra tem vindo a ser confirmada e cimentada pelos vários filmes e animações baseados em video games que, nos últimos anos, encheram as salas de cinema e falharam  junto do público e/ ou da crítica especializada.
 
 
 
 
 O que esperar então de  “ Detona Ralph ”?
 
Um filme leve,bem feito visualmente , parece um pouco uma mistura de Monstros S/A e Toy Story ,voce se afeiçoa aos personagens e acompanha  uma aventura muito legal  em um universo fantastico e  colorido que encanta!
 O longa-metragem que se desenrola nos bastidores de um universo fictício dos video games  que é protagonizado por uma clássico  personagem de um famoso video game que sofre de um problema de auto aceitação,ele não quer mais ser o vilão!quer ser o mocinho e ganhar os louros e a medalha de heroi no final.
Para isso ele simplesmente se rebela e vai contra o sistema,e ai faz uma bagunça danada no mundo dos video games(mais ou menos como Monstros S/A)
  A principal razão porque “Wreck-It Ralph” funciona   é o fato de não ser uma verdadeira adaptação de um video game ,privando assim o filme das interminaveis comparações, mas sim um filme de animação bastante leve e divertido com uma narrativa sem quaisquer pretensões sérias ou excessivas, que brinca de forma inteligente com os estereótipos e com a nostalgia da indústria dos video games, mas também aproveita da melhor maneira as suas melhores características, como a imaginação e a diversidade de generos  tendo potencial para agradar a todos, apesar de ser  claramente direcionada ao público infantil.



A única coisa que não resulta muito bem na história de “Detona Ralph” é o vilão que, no meu entender é bem chatinho e não da medo algum e não passa sensação de perigo!
Eu gostei bastante das mudanças de cenário,viajamos entre o tradicional video game antigo e seus personagens simples ,os futuristas e os
Vai funcionar muito bem para um domingo com seus filhos, ou também para voce  com amigos ,se for um admirador de uma boa animação!
 
 
 
 
           
                                      Curiosidades sobre o filme
 
 
 
 

 

 
  • Desde os anos 1980 a Walt Disney Pictures analisava a possibilidade de fazer um filme de animação envolvendo o universo dos videogames. Na época o projeto era chamado de "High Score" e, durante os anos 1990, foi renomeado para "Joe Jump". Nos anos 2000, quando a ideia enfim saiu do papel, os dois primeiros meses de desenvolvimento do roteiro trazia Conserta Felix Jr. como personagem principal.

 

 
  • O jogo Conserta Félix Jr. teve como inspiração o clássico jogo dos arcades Kong, que popularizou o vilão Donkey Kong.

 

  • A ideia original era que Ralph o tempo inteiro tivesse a aparência de um personagem criado com 8 bits, o que limitaria bastante sua qualidade gráfica. Os desenhistas da Disney desistiram da ideia porque, desta forma, era bastante difícil deixá-lo com uma aparência simpática.
  • O diretor Rich Moore teve a inspiração necessária para a personagem Vanellope von Schweetz ao ler o livro "The Bedwetter: Stories of Courage, Redemption and Pee", de Sarah Silverman. Posteriormente, ele convidou a própria autora para dublá-la na versão original.

 

 

  • Vários personagens do mundo dos videogames aparecem em pequenas pontas: M. Bison, Zangief, Ken, Ryu, Chun Li e Cammy, todos da série Street Fighter; Q-Bert e seus inimigos; Pac-Man e o fantasma laranja; Bowser, o vilão dos jogos Super Mario Bros; e Sonic e Dr. Eggman, seu arquinimigo.

 

  • A ideia inicial era incluir Super Mario em uma pequena participação especial, mas a ideia foi deixada de lado devido ao fato dos roteiristas não terem encontrado uma boa maneira de incluí-lo na história.

 

  • Inicialmente, a sargento Calhoun seria um homem na história do filme.

 

  • Quando o Rei Doce vai à área da programação ele usa um controle típico dos videogames da Nintendo. A senha que ele utiliza - para cima, para cima, para baixo, para baixo, esquerda, direita, esquerda, direita, B, A e start - é o mesmo código usado pela fabricante Konami em vários de seus jogos.
  •  Várias balas verdes em Sugar Rush  possuem dois Mickeys escondidos

  • Detona Ralph ganhou cinco prêmios Annie para Melhor Longa de Animação, Diretor, música, dublagem (Alan Tudyk como Candy King) e  roteiro em uma produção de animação. É a primeira vez que um filme de animação feito por Walt Disney Animation Studios deu o prêmio máximo esses prêmios apresentados pela Sociedade Internacional de Cinema Animado, ASIFA-Hollywood, desde Mulan prevaleceu na cerimônia de premiação de 1998.
     

 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...