quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Crítica e curiosidades - Hitchcock (2012)

 
 Nota: 9,0
 Dirigido por Sacha Gervasi
 Com:  Anthony Hopkins, Helen Mirren,Scarlett Johansson, Jessica Biel,

 Em 1959, Alfred Hitchcock e sua esposa, Alma, estão no alge criativo como cineastas em meio a insinuações inquietantes sobre  sua  hora de se aposentar. Para recuperar sua   ousadia artística, Alfred decide que seu próximo filme vai  ser a adaptação do romance de horror , Psycho . Infelizmente,a Paramount não concorda em produzir , e Alfred auto-financia seu projeto apostanto tudo inclusive sua casa !  
Hitchcock : foto Anthony Hopkins, Scarlett Johansson
 
   Uma parte do filme  foca  no lado íntimo da Família Hitchcock ,principalmente da insatisfação e divergencias com as quais sua esposa Alma passava por conta da vida que seu marido levava , conflitando sua obsessão pelas loiras protagonistas dos seus filmes, e  o fato de viver a sombra  do sucesso do marido,tendo de deixar seu valor como roteirista ofuscado. Infelizmente,por focar nisso, "Hitchcock" acaba por não nos mostrar  tanto do conturbado processo criativo que esteve na base do clássico "Psycho '' .Poderia ter detalhado mais.Também não curti muito o lado ''esquizofrenico'' que tentaram impingir ao Senhor Htchcock ,achei meio exagerado.
Hitchcock : foto James d'Arcy, Jessica Biel, Scarlett Johansson
  O trabalho de Anthony Hopkins e Helen Mirren, dois colossos da indústria do entretenimento é primoroso, magnificas interpretações de Alfred e Alma Hitchcock.  O trabalho de caracterização,tanto de maquiagem como da época foi excepcional, a  transformarção das feições físicas de Hopkins nas de Hitchcock  quase perfeitas, isso se faz justa a sua nomeação ao oscar de Melhor  Maquiagem.  
  O filme nos traz informações curiosas e ricas da época de ouro do mestre do suspense,eu particularmente gostei muito de uma cena em que ele ''orquestra'' no ar o trecho da musica que acompanha as punhaladas no banheiro,emocionante para um fã de cinema!
É um deleite para os amantes do cinema,e um passatempo muito bom para o publico em geral,talvez não tenha se saido tão bem nos cinemas por conta desse detalhe,muitas pessoas devem ter achado muito especifico,falar sobre a montagem de um filme,como aconteceu com ''A week with Marilyn'' ,um otimo filme mal recebido nas bilheterias.Uma pena.
Hitchcock : foto Scarlett Johansson
                                   Curiosidades sobre o filme
  •  O roteirista Stephen Rebello é o autor do livro "Alfred Hitchcock And The Making Of Psycho", no qual o filme foi baseado;
  • A vida real do assassino Ed Gein inspirou o personagem Norman Bates em 'Psicose' o  livro original de Robert Bloch ; Gein também inspirou a personagem de Jame Gumb (Buffalo Bill)  no livro de Thomas Harris ''O Silêncio dos "Inocentes'' que contou com Anthony Hopkins também  em sua versão cinematográfica.
  • Anthony Hopkins realmente conheceu Alfred Hitchcock, quando ele era mais jovem. Hopkins foi acompanhado por seu agente que o apresentou a Hitchcock em um restaurante.
  • Na cena final, um passaro senta no ombro Hitch, indicando que seu próximo projeto será ''Os Pássaros''. Nesse filme, e seu relacionamento / obsessão com a atriz Tippi Hedren foram a base para outro filme sobre Hitchcock, ''The Girl'', transmitida pelo HBO  neste mesmo ano.
  • Após os créditos, há uma cena breve de Anthony Hopkins , como Hitchcock em pé de perfil na frente de uma sala de cinema vazia.Imagem que se tornaria iconica.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...