terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Critica e curiosidades - A vida de Pi (Life of Pi)





As Aventuras de Pi (Life of Pi)

Nota: 10,0

Fico muito feliz por esse ser o primeiro filme que assisti no ano de 2013! É muito gostoso ir ao cinema, que por ser dia 01 de janeiro estava silencioso e cercado de pessoas interessadas no belo espetáculo visual e poético que estava por vir,não apenas de tiros e efeitos especiais batidos.

As Aventuras de Pi (Life of Pi) é dirigido pelo mestre Ang Lee,  um filme de aventura dramática estrelado por Suraj Sharma, Irrfan Khan, Tabu, Adil Hussain, Rafe Spall,nomes desconhecidos para nós,mas que surpreendem em cada cena. O filme As Aventuras de Pi foi escrito por David Magee e foi baseado no livro de 2001 escrito por Yann Martel.
 É bom ver em 3D para absorver ao máximo as imagens e surpresas que o protagonista, interpretado na maior parte do filme por Suraj Sharma, vive. 
Ang Lee demorou cerca de quatro anos para  fazer este filme e a tecnologia utilizadas são, sem dúvida, um show a parte .O tigre de Bengala, que acompanha Pi Patel durante grande parte do filme, é gerado apenas digitalmente e as imagens de tempestades, ondas e animais selvagens também.Mas é tão perfeito que é difícil acreditar que tudo aquilo não é real.
Faz anos que nada me surpreende assim!


A família de Pi decide levar o zoo que administra para o Canada , mas o navio em que viajam tem um acidente e acaba por naufragar. Todos os tripulantes (homens e animais) morrem nas águas geladas do Pacífico, exceto o próprio Pi, um tigre feroz que dá pelo nome de Richard Parker, uma hiena irritante, uma zebra assustada e um orangotango. Estes cinco seres vivos buscam a salvação num pequeno bote salva-vidas. Mas a convivência depressa se torna uma óbvia complicação, especialmente entre Pi e o tigre . Haverá esperança no horizonte para este insólito par de naufragados? 

A partir do instante em que o navio naufraga e a batalha pela sobrevivência começa, “Life of Pi” torna-se ainda mais encantador ,se torna quase impossível tirar os olhos da tela e não se afeiçoar ao protagonista e ao feroz tigre. É um filme com uma mensagem oculta muito forte, aproveitando-se de metáforas e do poder da imaginação para alcançar lições de vida bastante dúbias e intensas,sai do cinema divagando e pensando.



 Isso tudo porque Pi tem muitas duvidas religiosas,e procura por um Deus único que o preencha,que o convença,enquanto seu pai quer que ele seja mais pratico,assim sua jornada não é apenas pela sobrevivência é para encontrar Deus.
  É um conto de coragem, persistência, auto-domínio, desespero e entrega total àquilo em que se acredita.  A fé e a entrega a Deus que existe nesta história comovem sem cair no piegas.  
A duplicidade entre o que vemos e o que não vemos, entre aquilo em que acreditamos e aquilo em que escolhemos não acreditar torna-se o pilar de “A Vida de Pi num entrelaçar curioso 

"Acreditar em tudo é o mesmo que acreditar em nada", afirma o pai de Pi numa menção que ele deveria fazer uma escolha,ou simplesmente ser cético!
As religiões do hinduísmo , budismo , catolicismo e judaísmo buscadas por ele no filme   levam todas  ao mesmo final e nos faz  crentes no valor da  verdadeira  fraternidade universal.




Porém, “A Vida de Pi” guarda as suas maiores lições para o final, quando o inesperado revés da história é revelado. A duplicidade referida é exponenciada, num toque que nos faz sentir que este filme não será esquecido tão cedo!
Assistam!


 Curiosidades sobre o filme

  •  M. Night Shyamalan foi  cogitado a escrever e dirigir este projeto


  • Desde que os direitos foram optioned em 2002 vários diretores foram para dirigir incluindo M. Night Shyamalan, Cuarón Alfonso e Jean-Pierre Jeunet.



  • Como no romance, o nome do navio japonês é Tsimtsum. Tsimtsum é na verdade uma palavra hebraica usada pelo cabalista do século 16 Isaac Luria para denotar "contração" do próprio Deus do mundo na criação. No romance, o Pi adulto menciona a fazer uma tese universitária sobre as teorias de Luria sobre a criação. No filme, ele simplesmente menciona dando um curso sobre a Cabala e não especificamente referência Luria.


  • Yann Martel, autor do livro afirmou que sua inspiração para a premissa do livro veio da leitura de uma resenha do livro de 1981 autor brasileiro Moacyr Scliar da novela Max e os felinos,  sobre um refugiado judeu-alemão que atravessou o Oceano Atlântico  compartilhando seu barco com um jaguar.


  • Pi, interpretado por Suraj Sharma, nunca foi esteve realmente no barco com um tigre vivo. A maioria do tigre era  high-tech com tecnologia CGI e apenas algumas cenas como a que o tigre nada na água tinha um tigre real utilizado.


  • Newcomer Suraj Sharma, que interpreta o personagem principal Pi, nunca quis fazer o teste, mas foi acompanhando seu irmão para o casting. Ele foi finalmente escolhido pela equipe de Ang Lee, entre mais de 3.000 candidatos para o papel principal.


  •  A ilha dos carnívoros tem a forma de um Vishnu deitado (a divindade Hindu), e pode ser visto num plano geral da ilha.

                    Trailer do filme






Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...