segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Critica e Curiosidades - Django Livre


 

Nota: 9,5
Assisti Django Unchained por conta de Quentin Tarantino,confesso!
Não sou fã de faroeste,nem muito de filmes de ação,mas sou fã confessa do estilo inusitado e único de Quentin Tarantino
Ok ,eu adoro Leonardo Di Caprio também (um ator que acompanhei a evolução) e tenho profunda admiração por Christoph Waltz,um ator até poucos anos desconhecido ,mas que simplesmente ‘’rouba’’ todas as cenas que aparece.Portanto Django Livre, me pareceu uma excelente opção para o domingo a tarde!

 Desta vez, como é sabido, Tarantino aborda a escravatura sulista, um tema que é delicado de discussão, e que nunca mais terá um inimigo tão potente quanto o cineasta e um herói tão inesquecível quanto Django.É legal ver as homenagens aos filmes espaguete que estão em todos os lugares,das musicas as paisagens desoladas do meio oeste dos EUA.
  Tudo começa com Dr. King Schulz (Christoph Waltz ) perguntando se algum dos escravos que estão caminhando acorrentados numa estrada,vem da fazenda de Corrigan e, quando ouve uma resposta positiva, parte para examinar cada um dos sofridos escravos, sob o olhar desconfiado dos cavaleiros. Quando ele acha quem ele está procurando – Django (Jamie Foxx) – ele começa a negociar a compra dele, descobrimos, logo em seguida, que Schulz é um caçador de recompensas que precisa de Django para identificar os irmãos Brittle, feitores da fazenda de onde vinha e alvos atuais do caçador. Mas Django revela-se como um bom parceiro e os dois se unem em um propósito só.

  Waltz que já ganhou todos os prêmios por sua caracterização de nazista tirano em Bastardos Inglórios, agora muda tudo, faz o alemão salvador, mas que continua sendo um caçador. Alguém completamente despido de preconceitos que faz de tudo para salvar vidas inocentes, mas é completamente inabalável em seus propósitos. Django, seu fiel pupilo, que lhe deve mais que a liberdade, mas lhe deve a oportunidade de ser digno e de poder resgatar a esposa da escravidão. Nobre ,romântico e emocionante!  
O personagem de Leonardo DiCaprio, Calvin Candie, dono de uma enorme fazenda e senhor de escravos que adora fazer rinha de galo com suas “propriedades”, é detestável ,e por isso perfeito!
Tudo nele é irritante, seu modo de tratar os negros como animais,seu jeito irônico,a forma incestuosa como se refere a sua irmã,enfim ele é um ser abominável!Que Di Caprio fez com maestria!
Em uma cena forte do filme, ele feriu sua mão, e mesmo assim continuou a cena,e atuou com mais fervor ainda! Pena ter sido negligenciado pelas premiações teria sido páreo duro

Samuel L. Jackson, no papel do escravo “domado” Stephen, que é o verdadeiro senhor da fazenda de Candie também defende um papel difícil, o de negro feitor, aquele que depõe contra os seus e que tem apreço descabido (puxa saco) pelo seu mestre . Essa figura desprezível vê tudo e entende tudo. Sabe manipular seu mestre contra seus irmãos e. Nunca vi Jackson fazer um papel tão intenso e  odioso!
E temos Jamie Foxx  que é um ótimo ator ,mas em meio a Waltz, DiCaprio e Jackson sumiu um pouco,faltou brilho,você até torce por ele,mas é dos outros as melhores falas no roteiro,esta nos outros personagens a verdadeira essência de Tarantino.
Jamie Fox também ganhou um ar de metido no decorrer do filme,eu acho que deveria ser de destemido..mas passou um ar de arrogancia...não funcionou tão bem. 

No mais, muito tiro, muuuito sangue, explosões, poucas mulheres importantes (afinal é um filme de macho! rss..) e que podia ser melhor se tivesse 20 minutos a menos, seria mais enxuto e mais agradável no final.
Diria que assistam mesmo, fãs ou não de Quentin Tarantino, é um ótimo filme!
                                                  Curiosidades sobre o filme

  • Quentin Tarantino escreveu o personagem Django pensando em Will Smith, mas o ator acabou não aceitando o papel.

  • O título e o ambiente do filme foram baseados em Django (1966), estrelado por Franco Nero. O ator fez uma pequena participação em Django Livre.

  • Will Smith, Idris Elba, Chris Tucker, Terrence Howard e Tyrese Gibson estiveram cotados para interpretar Django.
  • Kevin Costner foi escolhido para viver Ace Woody, mas teve que deixar a produção por problemas de calendário.

  • Django Livre foi rodado em 130 dias. Esta foi a filmagem mais longa do diretor Quentin Tarantino.

  • Durante as filmagens em Jackson Hole, Wyoming, o diretor Quentin Tarantino alugou um cinema local para exibir filmes de faroeste da sua coleção.

  • Jamie Foxx usou seu próprio cavalo, Cheetah, no filme.
  • Primeiro filme de Quentin Tarantino que não foi editado por Sally Menke, falecida em 2010.
  • Django Livre marca a quinta parceria entre Samuel L. Jackson e Quentin Tarantino. Eles trabalharam juntos em Pulp Fiction - Tempo de Violência (1994), Jackie Brown (1997), Kill Bill - Volume 2 (2004) e Bastardos Inglórios (2009).
  • Leonardo DiCaprio, que vive o vilão Calvin Candie em Django Livre, era a primeira opção de ator para interpretar o antagonista Hans Landa em Bastardos Inglórios (2009). No entanto, o diretor Quentin Tarantino decidiu escalar um ator fluente em alemão.

  • Segundo filme em que Jamie Foxx e Kerry Washington interpretam um casal. Eles também interpretaram personagens casados em Ray.
  • O diretor Quentin Tarantino revelou na Comic-Con que os personagens de Jamie Foxx e Kerry Washington foram concebidos como familiares distantes de John Shaft dos filmes de Shaft. O nome inteiro da personagem de Washington é Broomhilda Von Shaft.
  • O nome original de Django Unchained era The Angel, the Bad and the Wise, para homenagear o cineasta Sergio Leone, que teve este título lançado no Brasil como Três Homens em Conflito.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...