terça-feira, 2 de outubro de 2012

Crítica - Precisamos falar sobre Kevin (We Need To Talk About Kevin) 2011





  Nota: 9,5

 Dirigido por Lynne Ramsay
 Com Ezra Miller, John C. Reilly, Tilda Swinton

Após muito tempo,e várias indicações de amigos,resolvi assistir ''Precisamos falar sobre Kevin'' ,confesso que a cara de Tilda Swinton ,não me anima muito,apesar de consider-la uma grande atriz.

O filme é baseado no romance norte-americano, contando a história de Eva (Tilda Swinton), que mora sozinha e tem sua casa e carro pintados de vermelho. Maltratada nas ruas, ela tenta recomeçar a vida com um novo emprego e vive temorosa, evitando as pessoas.O motivo desta situação vem de seu passado, da época em que era casada com Franklin (John C. Reilly), com quem teve dois filhos: Kevin (Jasper Newell/Ezra Miller) e Lucy (Ursula Parker). Seu relacionamento com o primogênito, Kevin, sempre foi complicado, desde quando ele era bebê. Com o tempo a situação foi se agravando. Porém, mesmo conhecendo o filho muito bem, Eva jamais imaginaria do que ele seria capaz de fazer.
 A relação entre mãe e filho revela-se difícil desde os primeiros anos e o distanciamento entre ambos torna-se cada vez mais evidente para os restantes membros da família. Nas vésperas do seu décimo sexto aniversário, Kevin faz algo irracional e imperdoável aos olhos da comunidade, algo que leva a sua mãe a lutar contra os seus próprios sentimentos de mágoa e responsabilidade. 
O que leva ao questionamento principal, pais e mães são responsáveis pela sanidade dos filhos?
 Um pai,ou a mãe tem ''obrigação'' de amar e compreender os seus filhos incondicionamente?

Será que Eva alguma vez amou o seu filho? Será que é responsável pelos terríveis crimes que Kevin cometeu? Porque é que Kevin fez o que fez, em vez de descarregar toda a sua raiva na pessoa que mais despreza no mundo? Estas são apenas algumas perguntas que nos surgem após o final  do filme .  O enredo de “We Need To Talk About Kevin” assenta numa estrutura muito eficaz que alterna constantemente entre o passado e o presente da Família Katchadourian, contextualizando assim a difícil dinâmica familiar entre Kevin e Eva, bem como a forma como Eva lidou com o seu filho e como encara agora o seu encarceramento e a destruição da sua família. É através dos vários flashbacks que vamos conhecer melhor estas duas personagens e conseguimos compreender muitas das suas ações e reações, no entanto, é sempre difícil de avaliar se Eva foi ou não uma boa mãe para Kevin e se poderia ter impedido que este se transformasse num monstro, porque desde início ela foi a única que pôs em causa a estabilidade emocional e mental do seu filho, mas o seu marido e os médicos nunca acreditaram nela.



 Também deve-se destacar  seu fantástico elenco, onde se destacam Tilda Swinton e Ezra Miller que após ter assumido de forma brilhante o papel de um jovem psicopata em “Afterschool” e de se ter destacado em outros filmes indies de valor como “City Island”, volta a nos maravilhar como o misterioso Kevin.
 O pequeno Jasper Newell também está brilhante e desconcertante como Kevin em criança. Dá muito medo dele! 
A semelhança de Ezra e Jasper é espantosa, parecem a mesma pessoa em epocas diferentes!
Atente-se a cor vermelho,que acompanha a  personagem o filme todo,todas as vezes que tem algo muito tenso acontecendo, lembrando um pouco o filme ''Sexto Sentido'' que também possue esse detalhe curioso.


— Precisamos Falar Sobre o Kevin
— Precisamos Falar Sobre o Kevin


O filme recebeu Menção Especial ao Mérito Técnico no Festival de Cannes (2011), ganhou o prêmio de Melhor Atriz (Tilda Swinton) no European Film Awards (2011) e Melhor Filme no Festival de Londrina (2011).

Assistam,é um filme diferente,intrigante e original.





Temos de Falar Sobre Kevin - Trailer por PortalCinema

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...