segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Crítica - Flores do Oriente (Flowers of war)






Nota: 9,0 

Este deve ser um dos melhores filmes chineses feitos nos ultimos tempos, se não o melhor. Algumas cenas são muito brutais, mas realmente vale a pena assistir, para dizer o mínimo
.O diretor Zhang Yimou (diretor de Clã das adagas voadoras e Herói)contou uma história poderosa , comovente e bonita, enquanto oferece deslumbrantes efeitos visuais, como sempre. Todos os atores de diferentes países fizeram um trabalho incrível em fazer tantos personagens fortes em 3 línguas diferentes, os créditos não vão  apenas para o ''padre'' americano vivido por Christian Bale , mas também todas as 13 atrizes vividas pelas moças chinesas, o garoto George, todas as meninas que conseguiram passar um misto de medo e raiva ,mesmo sem o espectador entender o idioma nativo.
 A narrativa do filme é objetiva para que você possa julgar por si mesmo. Na frente de uma obra como esta, as pessoas que ficaram tristes deliberadamente por causa de estereótipos contra a China  e Japão ,certo ou errado , não importa o quão aberto seu espírito seja, a guerra modifica as pessoas



.
Ambientado na 2ª Guerra Sinojaponesa (1937-1945), Flores do Oriente, filme do diretor chinês Zhang Yimou, retrata os movimentos finais da conquista da então capital chinesa Nanquim - e as brutalidades que a sucederam. Neste cenário, se refugiam em uma igreja alunas do internato local ,seu bedel , prostitutas que não conseguiram alcançar uma das "áreas seguras" e um agente funerário americano , insolente e irresponsável, acaba lá pelo dinheiro do culto.
 Desmantelam-se identidades que antes pareciam fixas, e a opressão da barbárie se torna o espaço para o crescimento ético.



Alguns dizem que é uma produção de propaganda a favor da China ,acho que não ,é a favor da paz,em todos os filmes de guerra são apresentados cenas dificeis de serem vistas e exemplos que devem ser seguidos.  
O ritmo é um pouco lento, principalmente porque estamos acostumados aos filmes americanos e seu ritmo alucinante,mas para mim ,pessoalmente foi muito bom de ser ver,pois da tempo de digerir as situações e tomar postura diante dos acontecimentos,o que as vezes não acontece nos filmes americanos,onde tanta coisa acontece ao mesmo tempo,que voce se perde!
O bom filme é como um espelho, consegue com que algumas pessoas dislumbrem lições diferentes, algumas podem ficar chateadas  com as injustiças que vêem, enquanto outras vêem amor ao próximo,o respeito à vida e ao espírito humano de lutar pela paz em frente a  tragédia. A reação diferente frente as decisões tomadas pelos personagens refletem  os valores pessoais e a maturidade de cada um diante das adversidades.Assim como o personagem George disse no filme ''a vida é preciosa, não é nosso direito   joga-la fora.''
Visto por esse angulo,por conta de suas interpretações,fotografia,crueza em seu roteiro esse é sem duvida um belo filme.

Recomendadíssimo.





Ps: Vale dizer que esse filme divergiu opiniões na minha casa,minha filha ficou profundamente triste pela morte de um oficial chines,e também questionou as nobres decisões tomadas pelas prostitutas.
Acredito que sendo assim o filme atingiu seu objetivo!Mostrar uma realidade dura e fazer pensar...


                                     CURIOSIDADES SOBRE O FILME

O livro em que se baseou Flores do Oriente chama-se  13 Mulheres de Nanquim
 
O filme foi rodado em 164 dias em um  ritmo de 18 horas por dia.
 
Filme oficial escolhido pela  China para representar  a categoria de Melhor Filme de Língua  Estrangeira nos  Prêmios da Academia de 2012


Foi Steven Spielberg que recomendou Christian Bale para o papel principal.

O segundo filme chinês-financiado totalmente a ter uma estrela de Hollywood na liderança. Sendo o primeiro ''Inseparável '' estrelado por Kevin Spacey.


  Arrecadou mais de 310 milhões na bilheteria doméstica (chinês), tornando esta a maior bilheteria de produção chinesa de todos os tempos.Infelizmente .nos EUA e outros países teve uma bilheteria insossa

Vergonhosamente registra-se que se estupraram milhares de mulheres de 7 a 90 anos nessa guerra

 As cenas de Flores do Oriente ecoam atrocidades reais. Ruas repletas de cadáveres e as mulheres de conforto do exército (na prática, todas as que estivessem vivas, algumas atadas a cadeiras, de pernas abertas, à disposição, permanentemente) são, em um documentário como The Rape of Nanking, relatos confirmados.

Embora seja a posição oficial japonesa reconhecer o Massacre, há uma corrente revisionista que procura negá-lo, tal como outros episódios negativos. Essa linha reacionária impôs uma reforma nos livros-texto da educação infantojuvenil do país, amenizando ou excluindo citações à atuação militar criminosa, em polêmica que perdura já duas décadas. Outro exemplo de seu alcance é a declaração de um prefeito japonês, em fevereiro deste ano, negando o genocídio - o que causou a quebra de relações entre a cidade japonesa de Nagoya e Nanquim. Flores do Oriente parece ganhar nesse contexto uma dimensão política, notavelmente afirmativa.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...