terça-feira, 21 de agosto de 2012

O Fantasma da Opera (The Phantom of the Opera) 2004 -Tudo sobre o filme

      The Phantom Of Opera

O Fantasma da Ópera, de Andrew Lloyd Webber. O musical, baseado no romance de 1908, de Gaston Leroux (1868-1927), estreou em Londres em 1986 e segue em cartaz há dezesseis anos na Broadway se transformou finalmente num ''grande'' projeto de Hollywood em 2003 nas mãos de Joel Schumacher ,que ja tinha planos para concretizar esse filme a mais de 1 década!
Outras versões foram feitas para o cinema,mas nenhuma grandiosa ou inesquecivel.
Até o maravilhoso feito de Joel Schumacher , me faltam palavras! Lindo de doer!!
Os escolhidos do diretor Joel Schumacher para viverem o triângulo amoroso são Gerard Butler, Emmy Rossum e Patrick Wilson. Porém, mais importante do que saber se são os mais indicados é acompanhar o drama de Christine, a moça cercada pelos três homens de sua vida: o fantasma que a trouxe até o sucesso; Raoul, o namorado; e o pai falecido que, inadvertidamente, a entregou nos braços do homem que vive nos porões do teatro.



Preocupação com o real
Visualmente, o filme é perfeito, desde a introdução ao estilo das filmagens do início do século XX, até a volta ao tempo do teatro iluminado a gás em que a ação acontece. Schumacher se preocupa em detalhar os bastidores, onde uma multidão de técnicos e bailarinas inspiradas em Degas trabalha em meio a corredores intermináveis. Ao contrário da peça, em que a onipresença do fantasma e seus poderes são um tanto místicos, o filme faz questão de explicar quem ele é, como faz seus ataques. O diretor aproveita e transforma o duelo com Raoul em algo mais concreto que uma chuva de bolas de fogo. Não ofende a história, mas dá uma idéia do que Schumacher pensa da capacidade mental do público.
Do elenco, Minnie Driver foi a única dublada durante as cenas. Não que isso atrapalhe sua Carlotta, uma caricatura perfeita e cômica de diva da ópera, barraqueira como Cicarelli alguma. Já Emmy Rossum, que na época da filmagem tinha realmente dezesseis anos, rende uma ótima Christine. Sua voz é bonita e até mais agradável ao público geral do que a de uma cantora de ópera. Patrick Wilson, como Raoul, se limita a ser o namorado que pode ser apresentado à família.



Gerard acumula mais um papel-título - ele foi Átila , Drácula ,o rei de Esparta e aqui  cria um fantasma não muito assustador, mas jovem e sedutor. Na verdade, fica difícil imaginar algo muito horrível debaixo da máscara quando a parte descoberta do seu rosto é aquela maravilha.
 A tensão vem mais da sua obsessão criminosa. Como cantor, Butler é correto sem ser nenhum assombro e melhora ao longo do filme. O que importa é que o público feminino vai sair do cinema apaixonado por ele.
 . O Fantasma da Ópera é um filme belo, poético e muito bem produzido,romantico na medida certa,e para pessoas como eu ,que amam musica classica,chega a ser arrebatador em alguns momentos!




Trilha sonora

Todas as canções presentes no filme são composições de Andrew Lloyd Webber, Charles Hart e Richard Stilgoe, à exceção da música The phantom of the opera que teve a colaboração de Mike Batt. A versão ouvida no filme é cantada pelos atores do elenco. A única atriz que não canta as canções é Minnie Driver, a Carlota. Sempre que sua personagem canta, a voz que se ouve é da professora de canto Margaret Preece, porém Minnie Driver canta a última música do filme, Learn to be lonely, a música dos créditos finais .




    1. Auction at the Opera Populaire, 1919 (Prologue)
    2. Hannibal
    3. Think of Me
    4. Angel of Music
    5. Little Lotte
    6. The Mirror (Angel of Music-Reprise)
    7. The Phantom of the Opera
    8. The Music of the Night
    9. Magical Lasso
    10. Notes
    11. Prima Donna
    12. Poor Fool, He Makes Me Laugh
    13. Il Muto
    14. Why Have You Brought Me Here?
    15. Raoul I've Been There
    16. All I Ask of You
    17. All I Ask of You (Reprise)
    18. Masquerade
    19. Why So Silent
    20. Ultimatums
    21. Journey To the Cemetery
    22. Wishing You Were Somehow Here Again
    23. Wandering Child
    24. We Have All Been Blind
    25. Twisted Every Way
    26. Don Juan
    27. The Point of No Return
    28. Down Once More
    29. Track Down This Murderer
    30. Learn To Be Lonely


                       Trecho do filme - Música - All I Ask of You




Trecho do filme -Música -The Music of the Night








    Curiosidades
  • Sarah Brightman iria gravar a versão do musical para o cinema, porém seu divorcio com Andrew Lloyd Webber complicaram o inicio das gravações e deixaram o projeto para outra oportunidade.
  • É o filme independente mais caro já realizado.
  • John Travolta e Antonio Banderas foram testados para o papel do Fantasma.
  • Keira Knightley fez teste para o papel de Christine Daaé, e Charlotte Church e Anne Hathaway foram testadas para o papel de Christine Daaé.
  • Katie Holmes quase foi contratada para o papel de Christine, mas o diretor disse que ela estava um pouco mais velha para fazer a personagem.
  • Levava quatro horas para que Gerard Butler finalizasse sua maquiagem e a colocação da prótese.
  • O Fantasma fala apenas 14 de suas linhas e canta o restante.
  • O roteiro foi escrito no sul da França em 1989 por Joel Schumacher e Andrew Lloyd Webber.
  • Na capa do filme, o fantasma aparece com a mascara no lado esquerdo do rosto, enquanto no filme a mascara é no lado direito



Principais prêmios e indicações


Oscar 2005 (EUA)
  • Indicado nas categorias de Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhor Canção Original (Learn To Be Lonely)
Academia Japonesa de Cinema 2006 (Japão)
  • Indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
Globo de Ouro 2005 (EUA)
  • Indicado nas categorias de Melhor Filme - Musical ou Comédia, Melhor Canção Original - Cinema ('Learn To Be Lonely) e Melhor Atuação de Atriz de Cinema - Musical ou Comédia




Trailer do filme 




Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...