segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Crítica - Batman- The Dark Knight Rises (2012)

                                  
Nota:9,0
A trilogia “Batman”, de Christopher Nolan, está oficialmente concluída.
Iniciada em 2005 com “Batman Begins”, esta grande saga teve o seu grande apogeu qualitativo com o “The Dark Knight” em 2008 e chega agora ao fim com este ambicioso “The Dark Knight Rises”, um filme bastante interessante que está recheado de aspectos positivos .
 A história desta conclusão desenrola-se oito anos após os fatídicos eventos de “The Dark Knight” (2008), que ditaram a reforma forçada de Batman (Christian Bale) que, por amor a Gotham e por respeito aos ideais de justiça inicialmente defendidos por Harvey Dent, decidiu arcar com as culpas da sua morte e dos crimes que ele cometeu, passando assim de herói a fugitivo. Esta mentira resultou e as atividades criminosas na cidade diminuíram por causa da lei anti-crime idealizada pelo adorado Cavaleiro Branco de Gotham, no entanto, tudo isto muda quando uma nova vaga de criminosos começa a chegar à cidade. Um desses novos vilões é uma astuta e misteriosa ladra, vestida de gata, que tem uma agenda secreta contra os mais poderosos da metrópole, mas o maior perigo para a cidade reside no sádico e violento Bane (Tom Hardy), um terrorista internacional cujos planos implacáveis para Gotham vão fazer Bruce/ Batman sair do seu auto-imposto exílio. 
As minhas expetativas em relação a este “The Dark Knight Rises” sempre foram vagas , pois sou uma espectadora que nem é tão fã assim de filmes de ação de super heróis,enfim sou bem indicada para fazer uma critica sem aqueles rompantes de exagero tipicos de fãs exarcerbados da série.
  É justo dizer que o talentoso realizador Christopher Nolan e todos os seus colaboradores tentaram corresponder às expecativas criadas e aos exigentes requisitos dos fãs da saga,  o resultado final acaba por ser um muito bom ,movimentado,estéticamente impecável mas com muitos furos no roteiro,e para desavisados como eu,fica complicado seguir a história (não leio quadrinhos ok!)  
   A conclusão de “The Dark Knight Rises” é assolada por algumas  falhas, mas acaba por ter algumas surpresas interessantes,a mulher gatopor exemplo, vivida por Anne Hathaway é perfeita! não pussue nenhum tipo de magia ou poder,é realmente uma ''gatuna'' como deveria ser,eu curti!
A trilha sonora de Hans Zimmer é, uma vez mais, fabulosa e a fotografia de Wally Pfister também é de grande qualidade. O mesmo se pode dizer do fenomenal trabalho de edição de Lee Smith, que conseguiu montar e editar um filme de mais de duas horas sem cansar o espectador
 As cenas de ação são mais escassas que em outros filmes do gênero ou até nas outras obras desta saga, mas a grande cena final está bem impactante.O grande destaque neste campo são, no entanto, as sequências habilmente orquestradas onde Bane mostra o seu apetite pela destruição e pelo combate físico. O elenco de estrelas de “The Dark Knight Rises” também tem uma exibição convincente. O grande protagonista, Christian Bale, mantém-se igual a si próprio e oferece-nos mais uma performance agradável como Batman. Quem também está muito bem é Tom Hardy, que tem um desempenho magnífico como o poderoso Bane. As suas poses e postura ao longo do filme são soberbas e conferem à personagem a credibilidade física e violenta que necessitava para fazer justiça às suas origens. As duas outras grandes estrelas do filme, Joseph Gordon-Levitt e Anne Hathaway, conseguem lidar com a importância das suas respetivas personagens e também arrancam duas boas performances, com particular destaque para a de Gordon-Levitt que em vários momentos torna-se no grande herói do filme, muito embora a sua personagem não tenha uma construção perfeita.
 A nível secundário, Gary Oldman, Morgan Freeman e Michael Caine são prejudicados pela perda de relevância das suas personagens porém a otima Marion Coutilard brilha pouco está muito deslocada no papel.
 Enfim, “The Dark Knight Rises” não é o melhor filme desta saga, mas é certamente um dos blockbusters norte-americanos mais interessantes e menos artificiais dos últimos anos
A trilogia que Christopher Nolan criou para “Batman” fecha em alta, é só não querer ficar comparando com o anterior,ou fazendo conjecturas do que poderia ter sido!
 Foi muito legal e pronto!

3 comentários:

Best Business Brands disse...

It has been eight years since Batman vanished into the night, turning, in that ... But even if he dons the cape and cowl again, Batman may be no match for Bane.

Lilian Pronin disse...

Some heroes are timeless, here in Brazil, Batman is always preferred by the public over 30 years, but among teenagers'' Avengers'' made ​​the most successful
Tanks for your comment my friend!

Allan Mahet disse...

Boa crítica. Se puder dê uma olhada no texto que fiz sobre o filme em meu blog. Abraços.

‘Batman Ressurge’ é um épico recheado de cenas de ação, diálogos inteligentes, referências aos quadrinhos, história bem encadeada com os filmes anteriores, atuações excepcionais (onde destoa apenas a caricata Marion Cotillard que interpreta Miranda Tate), várias respostas e algumas perguntas. Superior a quase totalidade de filmes baseados em quadrinhos que desde o começo da década de 90, e com mais vigor na década passada, invadem os cinemas. Deixa o bom, ‘Vingadores’ envergonhado. Ensina a Zack Snyder (‘Watchmen’) a como dar tons reais a um mundo de fantasia e lobotomiza das nossas mentes o estupro praticado por Joel Schumacher e Gorge Clooney e sua armadura com mamilos e o batcartão de crédito.

Crítica completa em: http://amahet.blogspot.com.br/2012/08/batman-dark-knight-rises-conlusao-de-um.html

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...