sexta-feira, 8 de junho de 2012

O Pianista (The Pianist-2002) - Tudo sobre filme

 


 França /Alemanha
Reino Unido/Polónia
2002 •  150 min 




 O Pianista) é um filme de 2002 dirigido por Roman Polanski e estrelado por Adrien Brody. É baseado na autobiografia de mesmo nome escrito pelo músico polonês Władysław Szpilman.
O filme venceu três Oscars, nas categorias de Melhor diretor, melhor ator e melhor roteiro adaptado. Ainda foi indicado nas categorias de melhor filme, melhor fotografia, melhor figurino e melhor edição.
Władysław Szpilman, um famoso pianista judeu-polonês que trabalha na rádio de Varsóvia, vê seu mundo ruir com o começo da Segunda Guerra Mundial e a Invasão da Polônia em 1 de setembro de 1939. Após a estação de rádio ser bombardeada pelos alemães, Szpilman vai para casa e descobre que o Reino Unido e a França declararam guerra contra a Alemanha Nazista. Ele e sua família se alegram achando que a guerra vai acabar logo.
Quando a SS assume o controle de Varsóvia após a saída da Wehrmacht, as condições de vida da população judia rapidamente se deterioram e seus direitos são gradualmente retirados: primeiro eles limitam a quantidade de dinheiro para cada família, depois eles devem usar faixas nos braços com a Estrela de Davi para serem identificados e, eventualmente, no Dia das Bruxas de 1940, eles são forçados a ir para o Gueto de Varsóvia. Lá eles enfrentam a fome, perseguição, humilhação e o medo sempre presente de morte e tortura. Os nazistas ficam cada vez mais sadistas e as famílias presenciam muitos horrores infligidos a outros judeus.
A família de Szpilman, junto com outras centenas, são colocadas como parte da Operação Reinhard para deportação até um campo de extermínio em Treblinka.
A partir dai ,segue-se uma luta diaria pela sobrevivencia, relatando com bastante realidade os acontecimentos históricos que se sucederam ,acompanhando a dura realidade dos judeus poloneses,cada dia mais acuados ,maltrados e a caminho da exterminação certa.
 





Curiosidades sobre a Produção
·        A história tem conexões com o diretor Roman Polanski, porque ele escapou do Gueto de Cracóvia quando criança após a morte de sua mãe. Ele viveu na fazenda de um polonês até o fim da guerra. Seu pai quase morreu nos campos de concentração, porém eles se reencontraram ao final de guerra.
·        As filmagens começaram em 9 de fevereiro de 2001, no Studio Babelsberg, em Potsdam. O Gueto de Varsóvia e a cidade ao redor foram recriados em Babelsberg como eles seriam durante a guerra. Antigos quartéis soviéticos foram usados para recriar a cidade em ruínas.
·        Após as filmagens nos quartéis, a produção foi para uma vila em Potsdam que serviu como locação onde Szpilman encontra Hosenfeld. Em 2 de março de 2001 as filmagens foram para um hospital militar soviético abandonado em Beelitz, na Alemanha. Em 15 de março as filmagens dentro do estúdio começaram.
·         A primeira cena filmada foi a que Szpilman presencia a resistência dos judeus do gueto atacando os alemães. A cena foi complexa para ser filmada devido aos inúmeros dublês e explosões. As filmagens no estúdio terminaram em 26 de março e foram para Varsóvia em 29 de março. O bairro de Praga, na capital polonesa, foi escolhido para as filmagens devido a abundância de prédios originais. O departamento de arte recriou propagandas e cartazes originais da época que foram colocados nos prédios.
·       As filmagens terminaram em julho de 2001 e foram seguidas por duas semanas de pós-produção. Na última cena, ele toca Grand Polonaise brillante para uma grande plateia em Varsóvia.  




Sobre  Adrien Brody

·        A primeira escolha de Polanski para o papel principal era Joseph Fiennes  , porém ele teve de recusar devido a compromissos com o teatro. Mais de 1400 atores fizeram testes para o papel de Władysław Szpilman
·        . Insatisfeito com todos, Polanski procurou Adrien Brody, que ele achou ser ideal para o papel após encontrá-lo em Paris.O que se mostrou ser uma escolha perfeita,Adrien mostra a dureza do personagem ,que vai mudando no decorrer do filme, no inicio com seu olhar doce e refinado para um olhar melancolico e de horror.
·         Adrien teve que explorar todo o seu potencial e se submeter a uma profunda preparação, tendo que aprender a executar no piano peças do compositor Chopin e perder cerca de 15 kg de seu já modesto porte físico.
·        Na ocasião do sucesso de O Pianista, Adrien declarou :"levei 17 anos e meio para me tornar um sucesso da noite para o dia".

·        Certa parte do filme Adrien se assemelha a um indigente,com tanto medo,com uma expressão de pavor e tristeza,que nem são necessárias palavras para demonstrar suas emoções.Valeu todos os prêmios que lhe deram.





Outros prêmios do Filme



Prêmio
Categoria
Indicado
Resultado
Oscar da Academia
Melhor Filme
The Pianist
Indicado
Melhor diretor
Roman Polanski
Venceu
Melhor ator
Adrien Brody
Venceu
Melhor roteiro adaptado
Ronald Harwood
Venceu
Melhor edição
Hervé de Luize
Indicado
Melhor fotografia
Paweł Edelman
Indicado
Melhor figurino
Anna B. Sheppard
Indicado
Prêmios Globo de Ouro
Melhor filme dramático
The Pianist
Indicado
Melhor ator dramático
Adrien Brody
Indicado
Festival de Cannes
Palma de Ouro (Palme d'Or)
The Pianist
Venceu
César
Melhor filme
The Pianist
Venceu
Melhor diretor
Roman Polanski
Venceu
Melhor ator
Adrien Brody
Venceu
Melhor roteiro
Ronald Harwood
Indicado
Melhor edição
Harvé de Luize
Indicado
Melhor desenho de produção
Allan Starski
Indicado
Melhor fotografia
Paweł Edelman
Venceu
Melhor figurino
Anna B. Sheppard
Indicado
Melhor música
Wojciech Kilar
Venceu
Melhor som
Jean-Marie Blondel
Gérard Hardy
Dean Humphreys
Venceu
BAFTA
Melhor filme
The Pianist
Venceu
Melhor diretor (Prêmio David Lean)
Roman Polanski
Venceu
Melhor ator
Adrien Brody
Indicado
Melhor roteiro adaptado
Ronald Harwood
Indicado
Melhor fotografia
Paweł Edelman
Indicado
Melhor trilha sonora
Wojciech Kilar
Indicado
Melhor música (Prêmio Anthony Asquith)
Jean-Marie Blondel
Gérard Hardy
Dean Humphreys
Indicado

 


 Musica perfeita-  Balada em Sol menor, de Frédéric Chopin. 


Apesar de todas as músicas de Chopin serem absolutamente perfeitas( amoooo) ,esta balada é tocada duas vezes, na interpretação de Janusz Olejniczak, no filme O Pianista.Na primeira vez, são  apresentados apenas alguns compassos, quando Władysław Szpilman toca no ar, num hospital alemão abandonado. Na segunda vez, é ouvida numa cena de aproximadamente 4 minutos e uma versão integral da obra foi incluída na trilha sonora do filme.











  


  Sobre Władysław Szpilman

·        Władysław Szpilman (Sosnowiec, 5 de Dezembro de 1911 — Varsóvia, 6 de Julho de 2000)  
·        Teve suas memórias  reimpressas  cinquenta anos depois, em 1998, ano em que foram publicadas em inglês (e muitas outras línguas) com o título O Pianista, obtendo repercussão mundial
·        Após a guerra, Szpilman prosseguiu a sua carreira musical, tornando-se um dos mais produtivos compositores poloneses.
·        A obra inspirou a canção O pianista do Gueto de Varsóvia, do  uruguaio Jorge Drexler, incluída no álbum Sea, de 2001.
·        No ano seguinte foi produzido o filme baseado na mesma obra, O Pianista
·        Szpilman continuou a viver em Varsóvia até sua morte em 2000 e que Hosenfeld ,que o salvou ao final , morreu em 1952 em um campo de prisioneiros da KGB, porém foi postumamente honrado por salvar a vida de Szpilman.

  • Está sepultado em Varsóvia.


Trailer do filme


                                                                           

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...