quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Críticos de Nova York elegem "The Artist" o melhor filme de 2011





Nova York, 29 nov (EFE).- O Círculo de Críticos Cinematográficos de Nova York elegeu nesta terça-feira o longa-metragem francês "The Artist" como o melhor filme de 2011, além de agraciar Meryl Streep e Brad Pitt nas categorias de interpretação.
"The Artist", que aborda o romance de dois atores na Hollywood dos anos 1930, é protagonizado por Jean Dujardin e Bérénice Bejo e dirigido pelo francês Michel Hazanavizius, que levou ainda o prêmio de melhor diretor de 2011.

                     


Meryl Streep foi reconhecida pelo Círculo como a melhor atriz de 2011 pela interpretação da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher no longa "A Dama de Ferro", enquanto Brad Pitt emplacou como melhor ator pelos papéis em "A Árvore da Vida" e "O Homem que Mudou o Jogo".
O prêmio de melhor roteiro foi para Steven Zaillian e Aaron Sorkin pelo texto de "O Homem que Mudou o Jogo". Já Emmanuel Lubezki, de "A Árvore da Vida", ganhou a homenagem de melhor fotografia. O drama iraniano "Uma Separação", dirigido por Asghar Farhadi, recebeu o título de melhor filme em língua estrangeira.
Jessica Chastain se destacou como melhor atriz coadjuvante pelas atuações em "O Abrigo", "Histórias Cruzadas" e "A Árvore da Vida", enquanto Albert Brooks foi eleito o melhor ator coadjuvante por "Drive".
"Cave of Forgotten Dreams", filmado em 3D por Werner Herzog, ganhou na categoria de melhor documentário. Por fim, a carreira cinematográfica do diretor chileno Raoúl Ruiz ("Mistérios de Lisboa", 2010), falecido no dia 19 de agosto em Paris, recebeu o prêmio especial da crítica nova-iorquina.
Fundado em 1935, o Círculo de Críticos Cinematográficos de Nova York reúne críticos de jornais, revistas e sites especializados em cinema. A associação informou a lista de ganhadores deste ano através do microblog Twitter antes de divulgá-las em seu site.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...