segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Critica e curiosidades - O Discurso do rei



Nota:9,5


 Direção: Tom Hooper
Com Colin Firth, Geoffrey Rush, Helena Bonham Carter, Guy Pearce, Michael Gambon

“The King’s Speech” esteve muito perto de se tornar uma peça de teatro para os palcos londrinos. Foi com esse destino em mente que o primeiro roteiro foi escrito . Foi através de Geoffrey Rush que a peça teatral se transformou, definitivamente, num projeto de cinema. Diz-se que o ator australiano ficou de tal forma  encantado com o roteiro que tinha em mãos, que não hesitou em tornar-se produtor executivo da obra cinematográfica que acabaria por arrecadar 12 nomeações para o Oscar . O problema é que, em muitos aspectos, “The King’s Speech” continua a obedecer cegamente aos padrões artísticos e narrativos de uma peça teatral. O grande trunfo do filme está na excelência dos diálogos e nas brilhantes interpretações dos seus protagonistas (com destaque máximo para Colin Firth e Geoffrey Rush, os dois atores que acabam por carregar quase todo o filme às costas).
Eu achei sua interpretação perfeita,pois,em certos pontos voce ''agoniza'' junto com o personagem,que não consegue pronunciar as vezes,sequer ,uma palavra.



O enredo conta a história do príncipe Albert, Duque de York ( Colin Firth),que sempre apresentou problemas de gagueira. Sendo um membro da família real e um dos herdeiros ao trono britânico, ele é obrigado a falar em público e, por isso, recorre aos serviços de inúmeros terapeutas da fala (uns melhores que outros) com o intuito de resolver o problema que tantas dores de cabeça e fortes embaraços lhe tem oferecido. O insucesso é de tal forma gigantesco, que Albert acaba por renunciar a todo o tipo de tratamentos, conformando-se com a inevitabilidade da sua triste situação. A sua esposa Elizabeth (Helena Bonham Carter), porém, não aceita a sua desistência e continua à procura de um talentoso terapeuta da fala que possa realmente ajudar o seu atormentado marido. É então que Lionel Logue (surpreendente Geoffrey Rush) – um terapeuta de métodos pouco ortodoxos – entra em cena. Renitente numa primeira fase, Lionel lá adiciona Albert à sua lista de clientes, aceitando tratá-lo segundo as regras e condições impostas por alguém pertencente a um cargo de tão notável distinção. E assim começam as peculiares sessões de terapia da fala entre Lionel e Bertie. Sessões que decorrem com um sentido de urgência cada vez mais apurado, já que a guerra com a Alemanha de Hitler se aproxima a passos largos e Albert está cada vez mais próximo de se transformar no Rei George VI. Um cargo que o obrigará a discursar perante todos e, mais do que isso, um cargo que o forçará a incutir confiança num povo amedrontado pela ameaça da segunda guerra mundial. E tudo isso através das palavras, suas inimigas de longa data…





Nesse ponto acho que existe uma falha de tempo.Durante o filme todo ,parece que as coisas acontecem em um prazo curto de 1 a 2 anos,pouco mais.
Mas na verdade o principe Albert esteve em tratamento,e intimamente ligado a Lionel ,de 1926 a 1939 quando fez o primeiro discurso perfeito .Esse é o periodo que se passa o filme,algo como 13 anos!
No começo do filme, o principe aparece com as filhas,Elizabeth(futura rainha) e Margareth, elas aparecem varias vezes no decorrer do filme,inclusive na cena final..mas sempre do mesmo tamanho!!
Detalhe ,no começo do filme ,segundo dados..elas nem deveriam ser nascidas!
Acho que isso foi muuuito feio!Isso valeu mimha nota 9,5
As sessões de terapia da fala ,sem sombra de dúvida, os momentos mais irreverentes e brilhantes do filme   colam-nos os olhos à tela e as interpretações dos atores fazem-nos acreditar na veracidade dos respectivos personagens.
Percebe-se a linda musica de Alexandre Desplat durante o fime,de maneira discreta,mas assemalha-se a trilha sonora de ''A RAINHA''


Nesse filme se percebe a suma importantancia de um lider de comunicar-se,a simples forma de passar ao povo confiança e esperança nas hora smais improvaveis é o que mantem a monarquia no topo!
Eu indico esse filme com muita convicção de ser um exelente exemplo de determinação , um passatempo muito agradável e um show de interpretação!


                                                Curiosidades sobre o filme

- Inicialmente o papel principal foi oferecido a Paul Bettany, que o recusou alegando que queria passar mais tempo com a família. Posteriormente, o ator lamentou publicamente tal decisão;

- No filme, Guy Pearce interpreta o irmão mais velho do personagem de Colin Firth. Na verdade ele é sete anos mais novo que Firth;

- Este é o 2º filme em que Timothy Spall interpreta Winston Churchill. O anterior foi Jackboots in Whitehall (2010);

- As filmagens tiveram que ser adequadas à agenda de Helena Bonham Carter, ocupada devido às gravações de
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1 (2010) e Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 (2011);

- As filmagens ocorreram entre 13 de novembro de 2009 e janeiro de 2010;

- Após a cerimônia do Oscar foi relançado nos cinemas americanos em nova edição, que retirou as cenas em que o rei George VI falava palavrões. Chamada de "versão família", ela foi lançada visando uma censura mais branda;

- Seu orçamento foi de US$ 15 milhões e o faturamento foi mais de U$ 414 milhões de dolares no mundo todo!

Premiações

OSCAR

2011

Ganhou
Melhor Filme
Melhor Diretor - Tom Hooper
Melhor Ator - Colin Firth
Melhor Roteiro Original


GLOBO DE OURO2011
Ganhou
Melhor Ator - Colin Firth

BAFTA2011
Ganhou
Melhor Filme
Melhor Filme Britânico
Melhor Ator - Colin Firth
Melhor Ator Coadjuvante - Geoffrey Rush
Melhor Atriz Coadjuvante - Helena Bonham Carter
Melhor Roteiro Original
Melhor Trilha Sonora-Alexandre Desplat

INDEPENDENT SPIRIT AWARDS2011
Ganhou
Melhor Filme Estrangeiro

GOYA2011
Ganhou
Melhor Filme Estrangeiro






                                                           O verdadeiro principe Albert



Rei Jorge VI do Reino Unido (nascido Albert Frederick Arthur George; 14 de Dezembro 1895 - 6 de Fevereiro 1952) foi o terceiro membro da Casa de Windsor a assumir o trono do Reino Unido. Foi rei entre 1936 e 1952, ano em que faleceu, sendo sucedido pela filha Elizabeth. Foi ainda o último Imperador da Índia até 1947. Era filho do rei Jorge V do Reino Unido e da princesa Maria de Teck.
Jorge VI, até então Duque de York, subiu ao trono após a abdicação do seu irmão mais velho Eduardo VIII. Casou-se com Lady Elizabeth Bowes-Lyon em 1923 e os dois tiveram duas filhas: a atual Rainha Elizabeth II(atual rainha da Inglaterra) e a Princesa Margarida(já falecida)


                                             Lady Elizabeth Bowes-Lyon

Lady Elizabeth Bowes-Lyon (interpretada por Helena Bonham Carter)
Londres, 4 de agosto de 1900 — Londres, 30 de março de 2002 foi rainha consorte de Jorge VI do Reino Unido de 1936 a 1952.
Após a morte de seu marido, ela passou a ser titulada como Rainha-Mãe, para evitar confusão com sua filha, de mesmo nome.
A rainha mãe é considerado o membro mais popular da monarquia inglesa,ela morreu aos 102 anos!

                                              Doença e morte do principe



O estresse da II Guerra Mundial tinha afetado a saúde do rei, exacerbado pelo fumo pesado e o posterior desenvolvimento de câncer de pulmão, entre outras doenças, incluindo a arteriosclerose. Cada vez mais a sua filha, a Princesa Elizabeth, herdeira presuntiva, assumia os deveres reais, por a saúde do seu pai estar deteriorada, havendo rumores de que ela deveria assumir o trono como Princesa regente, pois ela já tinha um filho e uma filha.
A viagem à Austrália e à Nova Zelândia foi adiada devido ao rei ter sofrido um bloqueio arterial na perna direita, que foi operado em março de 1949. A viagem atrasou-se e foi re-organizada pela princesa Elizabeth e seu marido, Príncipe Filipe, tomando o lugar do rei e da rainha. O rei estava bem o suficiente para abrir o Festival da Grã-Bretanha em maio de 1951, mas em setembro de 1951, ele sofreu uma pneumonia em seu pulmão esquerdo, que foi removido após a descoberta de um tumor maligno. Na abertura do Parlamento, em Novembro, o discurso do rei foi lido pelo Lord Chancellor Simonds. A sua mensagem de Natal de 1951 foi gravada em várias partes, e em seguida, editada em conjunto.
Em 31 de janeiro de 1952, apesar dos conselhos de pessoas próximas, ele foi ao aeroporto para ver a princesa Elizabeth, que estava partindo para a sua viagem à Austrália via Quénia. Em 6 de fevereiro, Jorge VI morreu de uma trombose coronária durante o sono em Sandringham House, em Norfolk, com 56 anos. Sua filha Elizabeth voou de volta para a Inglaterra, como Rainha Elizabeth II.
O seu funeral aconteceu no dia 15 de fevereiro, foi sepultado na cidade no Castelo de Windsor, na Capela de São Jorge (Castelo de Windsor) em Windsor.Em 2002, os restos mortais da sua viúva, a rainha-mãe Elizabeth Bowes-Lyon, e as cinzas de sua filha, a Princesa Margaret, foram enterradas ao lado dele.


                                                  Principe Eduardo VIII do Reino Unido
The Duke of Windsor (1945).jpg

Desde que fora proclamado Rei, Eduardo manifestou a sua intenção de casar com Mrs. Simpson assim que o divórcio dela fosse declarado. A ideia provocou uma onda de protestos da família real, dos políticos e da Igreja Anglicana. Após ver a sua sugestão de realizar um casamento morganático ser rejeitada pelo Primeiro-ministro Stanley Baldwin, Eduardo VIII tomou uma decisão drástica. Em Dezembro do mesmo ano, anunciou a sua abdicação, argumentando que seria incapaz de carregar o peso da coroa sem o apoio da mulher que amava.
Eduardo assinou o Instrumento de Abdicação em 10 de Dezembro de 1936 em Fort Belvedere na presença de seus quatro irmãos: Duque de York, Duque de Gloucester e o Duque de Kent. A coroa passou então para o seu irmão mais novo, Jorge VI, e Eduardo tornou-se Duque de Windsor, revertendo à sua condição de Príncipe do Reino Unido.
A 3 de Junho de 1937 Eduardo casou-se com Wallis Simpson numa cerimônia privada na França, à qual faltou a Família Real Britânica. A relação com a família permaneceu tensa com a recusa de reconhecimento da nova Duquesa de Windsor. A simpatia de Eduardo para com o regime Nazi e a visita que fez em 1937 a Adolf Hitler não contribuíram para a melhoria das relações com a família.

Parte do discurso de abdicação ao trono em 1936
Cquote1.svgNão ignorais as razões que me levaram a renunciar ao trono. Deveis crer em mim quando afirmo que cheguei à conclusão de que seria impossível suportar o pesado fardo de tantas responsabilidades, sem o auxílio e o apoio da mulher a quem amo.


Já foram contadas varias historias sobre eles,o amor deles,a traição dele para com a coroa,mas cada qual tem sua versão...
De real temos que ele realmente abdicou de ser rei por amor a plebeia americana Wallis Simpson .





Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...