segunda-feira, 11 de julho de 2011

Critica-filme ''Rio''


         Nota . 9,0


O Brasileiro Carlos Saldanha estréia agora uma nova fauna de personagens, em Rio,     o protagonista é Blu (voz original de Jesse Eisenberg), uma ararinha azul macho capturada no Rio de Janeiro que vai direto do seu ninho para o frio de Minnesota, onde é adotada por Linda (Leslie Mann). A vida dos dois é autocentrada, com um tomando conta do outro para tudo, sem deixar espaços para a moça se envolver com outro ser humano, nem para a pequena ave sequer aprender a voar.Até a chegada de Tulio (Rodrigo Santoro), um estudioso amante das aves que viajou até os Estados Unidos atrás da última ararinha azul macho que se tem conhecimento. Sua missão é levar a ave de volta para o Brasil, para se acasalar com a fêmea Jade (Anne Hathaway) e assim perpetuar a espécie. O plano parece simples, mas uma história de aves raras (e caras) em um país corrupto como o nosso não pode acabar assim fácil, e em pouco tempo as duas últimas ararinhas azuis estão presas em uma gaiola numa favela, esperando o momento de serem contrabandeadas
Eu demorei a assistir a esse filme, pois, confesso que o apelo de um filme infantil com pássaros,  não me atraiu muito.
Mesmo sendo tão divulgado pela critica, esperei sair em DVD para assistir.
Mas assim mesmo darei minha opinião sincera  de cinéfila... rss



 Achei que’’ Rio’’  mostra muito do lado das favelas, como se esta fosse a única realidade da cidade (fora os turistas). O garoto pobre e órfão fazendo parte de uma rede de tráfico de animais é a mais pura realidade no país, mas confesso que é duro ver isso numa animação censura livre..achei pesado.... O melhor do filme foi o arrependimento, a retratação e a redenção do garoto quando encontrou um propósito e um emprego numa ONG no final do filme, uma lição bonita !
 Isto é Brasil. Só precisamos de empregos, estímulo à educação e ao empreendedorismo que poderíamos resolver muitos problemas sociais causados por falta de propósito e esperança na vida . 
O filme também retrata a atmosfera do Rio de Janeiro com requintes. A luz, o céu, a paisagem, a fauna, tudo com um colorido lindo!
Surpreendeu-me como Saldanha mostrou um Rio tão belo, mesmo na parte feia. A trilha sonora agradável, com samba rolando o tempo todo, mas bem de pano de fundo, sutil.
Não curti mostrar os macaquinhos ladrões, acho que não precisava mostrar macacos roubando de turistas, percebi certa metáfora nisso...
Ao mesmo tempo em que faz uma imagem visual positiva do Rio, o que certamente trará muitos turistas, faz a negativa, insistindo na marginalização.
Infelizmente identidade e estereótipo muitas vezes é a mesma coisa. Se o filme mostrasse um país sem falar de samba, carnaval, futebol, mulher pelada,  pobreza crime e corrupção certamente  não estaria falando do Brasil. Enfim você se  identifica mas reforça o estereotipo
 Americanos e  ingleses cansam de fazer piada sobre seus próprios países. Quem nunca viu Team America? Ou até o próprio The Office (americano e inglês) que nada mais é do que uma imensa piada sobre o ambiente corporativo americano. Mas também cansam de cantar e mostrar suas belezas e seu patriotismo. Acho que aqui se exalta muito o negativo. Até para a nova geração de crianças que vem vindo..

Isso é lamentável


. 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...