segunda-feira, 23 de maio de 2011

Critica-Piratas do Caribe 4 -Navegando em aguas misteriosas





 Nota: 8,5


   A franquia Piratas do Caribe  fez  mais de US $ 2,6 bilhões - que é mais que o PIB de muitos países em desenvolvimento. Quando você tem uma licença para imprimir dinheiro, não há motivos financeiros para parar de fazer mais e com Johnny Depp receber supostos US $ 55,5 milhões, é difícil ver uma razão para que ele não iria reprisar seu papel.
  Depois de escapar de custódia, em Londres, o Capitão Jack Sparrow (Depp) descobre que alguém está se passando por ele a fim de levantar uma equipe para encontrar a fonte mística da juventude. 
 Determinado a chegar lá primeiro, ele rapidamente se afasta com o Capitão Barbosa (Rush), o lendário pirata Barba Negra (Ian McShane), antiga paixão Angelica (Penleope Cruz) e toda a frota espanhola no seu encalço.
 Jack Sparrow ainda tem o mesmo comportamento insolente e ironico,são dele ,sempre os melhores dialogos do filme. Não basta apenas achar a fonte da juventude ,mas se deve obedecer um ritual para que ela funcione , há mas dois cálices de prata  , um dos quais deve ser preenchido com uma lagrima  de sereia. Nesse ponto do filme me lembrou muito as tramas de Indiana Jones,alias poderia ser o  Indiana Jones no papel de Jack Sparrow,que teria o mesmo sabor..  
 O filme tem um ritmo frenetico ,empolgante mas com lutas exageradamente ensaidas,não a suspense voce sempre sab eque Jack se sairá bem...  
 A cena de Jack escapapando das garras do rei George ( Richard Griffiths),  a perseguição sobre telhados é divertida mas novamente  previsível ,você já viu isso em inumeros filmes de capa e espada..até em Alladin! 


pirates2300 

  Outra bola fora foi a carência de explicações dos demais personagens,que acabam novamente por resultar em um roteiro raso..Quais são exactamente os poderes do Barba Negra? E porque ele os tem?   Por que  os zumbis de sua equipe usam algermas? Onde ele conseguiu que o boneco de vodu de Jack, afinal?E pra onde ele foi depois de cair da cachoeira? Por que exatamente o seu navio é equipado com lança-chamas ?  Ele sofre da mesma doença que infectou mais tarde Pierce Brosnan  nos  filmes de James Bond - dispositivos que simplesmente são introduzidas para cumprir um papel antes de ser descartado, independentemente de quanto eles fazem sentido à trama.



   Um romance entre o pregador do navio e  uma sereia ,que tem todo o carisma de um peixe molhado, não  empolga.Da mesma forma, é impossível se convencer do romance de Deep e Penelope Cruz  pois não há empatia ,nem  tensão sexual ,alias eles gastam muito mais tempo esfaqueando um ao outro nas costas ,se traindo e batendo  um no outro sem parar, para que sobre tempo para qualquer vislumbre de romance   . 
Acho que o medo de mudar a sintese do personagem foi tão grande,que não humanizaram Jack nem ao menos por cinco minutos ,para que ele vivesse algo intenso ,a não ser fugas e roubos.
Senti falta dos outros personagens ,como o homem de olho de vidro,o papagaio ,o macaco...
Mas ,em contrapartida,o que observei no cinema,foi muita gente rindo,sorrindo..então agradou.
As bilheterias também responderam muitissimo bem.
Quem sabe,é verdadeira citação '' Não se meche em time que está ganhando'' , não devemos levar tudo muito a sério,é ´so cinema pipoca,sem sentido e sem muito pé nem cabeça!

Assista sem cobrar muito....

A tempo! A estética do filme ,os figurinos,a fotografia são muito bem feitos! Adorei os navios grandiosos e soturnos,como também adorei a trilha sonora de Hans Zimmer!


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...