domingo, 1 de maio de 2011

Critica -O Contador de Histórias (2009)

  Nota 9,5



Hoje ,domingo,dia que podia dormir até tarde,acordei 6:30 da manhã e perdi o sono.
Zapeando a Tv ,parei por acaso no Telecine Premmium,e estava passando um filme nacional que eu não conhecia.
Provavelmente nada me chamaria atenção,o tema pesado,pois se trata da história de um menino que vive na Febem,nenhum ator conhecido,produção simples,enfim..nada que realmente fizesse eu parar nesse canal!
Porém uns minutos de filme passados,comecei a rir,a achar o roteiro bom,as frases muitos bem sacadas e resolvi passar minha manhã de domingo vendo essa pérola do cinema do nacional!
Que surpresa agrádavel!
O filme se baseia na trajetória real do pedagogo, escritor e contador de histórias Roberto Carlos, que de filho de família paupérrima, interno da Febem e menino de rua foi a  homem bem sucedido, pai adotivo de um bocado de crianças, educador permanente para a cidadania. Como num conto de fadas, a história de Roberto Carlos teve sua fada madrinha: a francesa Marguerite Duvas (interpretada por Maria de Medeiros), para quem o garoto, de objeto de pesquisa, se transforma em amigo e protegido. Marguerite fez de tudo para tirar Roberto Carlos das ruas e fazê-lo tomar consciência de direitos e obrigações.
Pode parecer simples,mas a humanidade da história ,a sinceridade dos atores, torna tudo muito especial,você realmente quer ver mais e torcer pelo menino esperto que precisava apenas de uma oportunidade.
Indico para psicologos,pedagogos,antropologos,ou somente você ,que como eu aprecia uma boa história
comovente,veridica e surpreendente!

Um aparte ,a produçao é de Denise Fraga,e direção do seu marido Luiz Vilaça,que estão acostumados a dar vida a personagens simples e ocultos da multidão.
Espero que seja um filme reconhecido e venham mais como esse!


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...